O filósofo Éric Sadin, ao analisar o tema da inteligência artificial, perseguiu uma via que podemos emprestar para discutir temas atuais. Em L’intelligence artificielle ou l’enjeu du siècle: anatomie d’un antihumanisme radical [em tradução livre, “A inteligência artificial ou o desafio do século – Anatomia de um antihumanismo radical”; sem tradução em português; há uma em espanhol, que utilizamos], ele propõe três abordagens. A primeira consiste na recuperação da história dos termos usados na discussão e está presente nessa passagem:
Para fazer uma exploração teórica a altura dos dilemas da época, convém questionar primeiro a noção de ‘inteligência artificial’ desde a sua raiz, questionar até mesmo como a temos chamado, na medida em que os termos que usamos sempre contribuem para forjar nossas representações.[1]Original: “Para hacer una exploración teórica a la altura de los dilemas de la época, conviene cuestionar primero la noción de ‘inteligencia artificial’ desde su raíz, … Continue reading (p. 34-35)
De início, então, desnaturalizar o discurso; apreender como ele se constituiu e o que constitui em nós. Já a segunda e terceira abordagens veem-se no seguinte parágrafo:
Esta tarefa, que se relaciona com a filosofia política, exige identificar as linhas genealógicas, a pluralidade de interesses em jogo, os efeitos de toda ordem gerados sobre as nossas existências, o substrato ideológico que pretende assentar uma visão higienista das coisas, assim como a dimensão psicológica, mesmo quase neurótica, que se expressa na aspiração de erigir uma ‘inteligência artificial’. Não obstante, diante da rápida consolidação das trajetórias em curso, somente a elaboração de um corpus crítico se revelaria bastante inoperante se não trabalhássemos ao mesmo tempo tecendo laços frutíferos e possivelmente recíprocos entre teoria e práxis.[2]Original: “Esta tarea, que se relaciona con la filosofía política, exige identificar los linajes genealógicos, la pluralidad de intereses en juego, los efectos de todo orden generados sobre … Continue reading (p. 42)
São dois momentos que se complementam: o da percepção de como o objeto de nosso interesse é formado no interior de disputas, qual conjunto de ideias pressupõe, com que estruturas mentais se relaciona e quais efeitos acarreta (Sadin se propõe uma “investigação genealógica”, que “pode tomar uma multiplicidade de caminhos para expor a natureza composta e resultantes dos múltiplos jogos de forças que constituem todo fato histórico”[3]Original: “[…] la investigación genealógica puede tomar una multiplicidad de caminos para exponer la naturaleza compuesta y resultante de múltiples juegos de fuerzas que caracterizan a … Continue reading); e o do diálogo teoria e prática, buscando que a pesquisa tenha consequências. Assim, trata-se de captar e interferir em um contexto de conhecimento e poder.
Esses apontamentos metodológicos lhe atraem, servem à sua pesquisa? Conte para a gente.
References
↑1 | Original: “Para hacer una exploración teórica a la altura de los dilemas de la época, conviene cuestionar primero la noción de ‘inteligencia artificial’ desde su raíz, cuestionar incluso cómo la hemos llamado, en la medida en que siempre los términos que usamos contribuyen a forjar nuestras representaciones”. |
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↑2 | Original: “Esta tarea, que se relaciona con la filosofía política, exige identificar los linajes genealógicos, la pluralidad de intereses en juego, los efectos de todo orden generados sobre nuestras existencias, el sustrato ideológico que pretende asentar una visión higienista de las cosas, así como la dimensión psicológica, incluso cuasi neurótica, que se expresa en la aspiración a erigir una ‘inteligencia artificial’. Sin embargo, ante la rápida consolidación de las trayectorias en curso, la elaboración solamente de corpus criticos se revelaría como bastante inoperante si no trabajáramos y al mismo tiempo tejiendo lazos fructíferos posiblemente recíprocos entre teoría y praxis”. |
↑3 | Original: “[…] la investigación genealógica puede tomar una multiplicidad de caminos para exponer la naturaleza compuesta y resultante de múltiples juegos de fuerzas que caracterizan a todo hecho histórico”. |